Amamentação – Como tratar as fissuras nas mamas?

by

Amamentação

Amamentação

Se você não leu as orientações que dei em outro momento ou ainda assim aconteceram as fissuras, vamos lá. As dicas são infalíveis e você vai poder voltar a amamentar logo,logo…

BANANA

Ao descascar a banana, raspe a parte interna da casca. Coloque esta “pastinha” sobre uma gaze ou chumaço de algodão e cubra todo o mamilo e a auréola ( aquela parte que esta  “rachada”). Deixe por 15 ( quinze) minutos. Faça isso, pelo menos 3 vezes ao dia.

MAMÃO

Corte o mamão  ao meio e com uma colher cave a fruta, retirando uma parte que se encaixará ( como uma concha) e coloque sobre o mamilo.
Deixe por 15 ( quinze) minutos. Faça isso, pelo menos 3 vezes ao dia.

SOL

Exponha as mamas ao sol por uns 20 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia.
Se não tiver como fazer esta exposição direta, tire a cúpula de um abajur e com a luz da lâmpada, numa distância de 2 palmos, exponha as mamas. Cuidado com a distância. Você pode se queimar se deixar muito perto das mamas.


Deixe por 15 ( quinze) minutos. Faça isso, pelo menos 3 vezes ao dia.

CHÁ DE CAMOMILA

Faça o chá de forma convencional usando um pouco menos de água para que ele fique mais concentrado. Deixe esfriar e faça compressas nos mamilos ( use gazes ou algodão). Deixe por 15 ( quinze) minutos. Faça isso, pelo menos 3 vezes ao dia.

Você pode  fazer os 4 tratamentos no mesmo dia, intercalando cada seqüência. O efeito é excelente! Após cada tratamento, lave o seu mamilo com seu próprio leite. Faça expressão na mama( aperte o peito com delicadeza) e lambuze seu leite por toda a extensão do mamilo. Deixe secar naturalmente e feche no soutien.

Detalhe: se sua mama estiver sangrando ou MUITO machucada, adquira um protetor de silicone e na hora das mamadas, proteja o mamilo com o silicone. Ele funciona como um protetor mesmo, pois o seu bebê vai pegar o bico de silicone e não o bico do seu peito, dando um “tempo” pra ele se recuperar.


Como usar o bico de silicone: Lave-o com água  e sabão e seque-o bem. Tire um pouco do seu leite e lambuze na ponta do bico de silicone para que quando o bebê for “encaixado” no seu peito, sinta o cheiro do seu leite e fique estimulado a mamar. Você vai colocar o bico de silicone sobre seu mamilo, cubrindo-o. Esta proteção vai favorecer o “descanso” do seu mamilo, pois o bebê vai abocanhar a ponta do bico de silicone e não o seu  e a saliva dele não vai irritar mais a pele que já está lesada.

Boa mamada!

Tags: , , , , , , , ,

29 Respostas to “Amamentação – Como tratar as fissuras nas mamas?”

  1. Marcia Says:

    Adorei o post! Eu passei por isso há cerca de 2 meses. Acho um pouco lento o tratamento natural como esses citados acima, por isso comprei uma pomadinha chamada Lansinoh, ela é meio cara e não é encontrada tão facilmente. Mas vale a pena, pois meus seios cicatrizaram em apenas 3 dias, e as fissuras não voltaram mais!

  2. Giovania Says:

    Adoro o site. Abra um espaco para perguntas.

  3. LIARA Says:

    GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS RESALVAS NOS TRATAMENTOS UTILIZADOS PARA FISSURA AI VAI ALGUSN ESTUDOS CIENTIFICOS

    Author(s): Novak Franz Reis, Almeida João Aprí­gio Guerra de, Silva Rosana de Souza e
    Keywords: amamentação, leite humano, banana
    Journal: Jornal de Pediatria
    Year: 2003
    Full text: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000300007
    Publisher: Sociedade Brasileira de Pediatria
    Abstract: OBJETIVO: o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a microbiota da casca de banana prata, comercializada na cidade do Rio de Janeiro, tentando correlacioná-la com a possibilidade de que seja uma fonte de infecção para a mulher que a utiliza como terapia para fissuras mamilares. Mí‰TODOS: foram estudados, em 20 amostras de casca de banana, os seguintes microrganismos: mesófilos, coliformes totais, coliformes fecais, Pseudomonas aeruginosa, lipolí­ticos, proteolí­ticos, bolores e leveduras, bactærias lácticas e estafilococos coagulase-positiva. RESULTADOS: as análises microbiológicas revelaram a ocorrência de diversos grupos clássicos de microrganismos. A distribuição percentual dos resultados positivos nas amostras de casca de banana, em função das contagens, foram: mesófilos, 100%; coliformes totais, 20%; estafilococos coagulase-positiva, 25%; bolores e leveduras, 30%; proteolí­ticos, 70%; lipolí­ticos, 30% e bactærias lácticas, 95%. Coliformes fecais e Pseudomonas aeruginosa não foram isolados. CONCLUSÃO: a avaliação conjunta dos resultados revela a presença de microrganismos potencialmente patogênicos em ní­veis capazes de comprometer a qualidade microbiológica da casca de banana. A sua aplicação sobre fissuras mamilares para o tratamento destas pode favorecer o iní­cio de um processo infeccioso.

    POREM ESTUDOS MOSTRAM QUE FALTA EMBASAMENTO NO TRATAMENTO DAS FISSURAS VEJAMOS CONFORME ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DE PEDIATRIA
    Embora não haja estudos respaldando o uso do leite
    materno ordenhado após as mamadas no tratamento das
    fissuras, essa conduta tem sido recomendada por experts,
    devido às propriedades antiinfecciosas do leite materno, o
    que, pelo menos em teoria, ajudaria a prevenir uma importante
    complicação das fissuras, que é a mastite. Têm sido
    utilizados, também, inúmeros cremes, óleos e loções, mas
    não há estudos que comprovem a sua eficácia. Alguns
    cremes são feitos à base de vitamina E, mas há pelo menos
    um relato de que o uso tópico dessa vitamina nos mamilos
    poderia ser tóxico ao bebê. O mesmo não ocorre com os
    cremes à base de vitamina A e D, que poderiam ser usados
    sem a necessidade de serem removidos antes das mamadas.
    Nos Estados Unidos, tem sido utilizada a lanolina
    anidra modificada, embora sejam limitados os estudos
    sobre a sua eficácia. Cremes ou pomadas com corticóide
    têm sido recomendados por experts, que relatam bons
    resultados no tratamento de fissuras, desde que afastada
    infecção por fungos ou bactérias1,3. Os corticóides citados
    na literatura são mometasona 0,1% (hidrocorticóide sintético)
    e propionato de halobetasol, que, segundo os experts,
    não precisam ser removidos antes das mamadas.porem como podemos ver é nessessario estudos nesta
    área que ampliem os conhecimentos para que possamos
    manejar melhor e com mais segurança os traumas mamilares,
    desta maneira, aliviando o sofrimento materno e contribuindo
    para uma amamentação bem-sucedida

    • Jackeline Says:

      Oi Liara,
      estes estudos não são desconhecidos…não sei se você é profissioal da área mas posso te garantir que o custo/benefício deste método natural usado com higiene é infalível e o resultado aparece mesmo.
      Obrigada pelo seu comentário!

  4. LIARA Says:

    A ESQUECI DE FAZER OUTRO COMENTARIO O BICO DE SILICONE NÃO FOI CRIADO COMO UM ACESSORIO PARA TRATAMENTO DE FISSURAS E SIM DE MAMILOS PLANOS OU INVERTIDOS UMA VEZ QUE A FISSURA NÃO TERÁ MELHORA COM O USO DESSE ACESSORIA ALEM DE QUE EM ESTUDOS RECENTES SABE-SE ELE DIMUINUI 22% DO FLUXO DE LEITE QUE O BEBE RECEBE A FORMA MAIS CORRETA PARA TRAMENTO NO CASO DE UMA MAE COM MAMILO BOM E A PEGA CORRETA ….ESPERO TER AUXILIADO AS MAMÃES BJSSS

    • Kátia Says:

      Dra Liara é pediatra? Onde? Estou a procura de uma pediatra que atendia no Hospital Beneficença Portuguesa em Santo André/SP

      • jackienurse Says:

        Oi Kátia,
        Não conheço nenhuma Dra. Liara…infelizmente. E não me lembro agora de nenhum pediatra em S. André para te indicar. Aqui em SP poderia te dar muitas referências, se quiser.
        Se me lembrar de algum, posto no blog, ok.
        Algum problema com seu bebê que poderia te ajudar?

    • Jackeline Says:

      Liara,
      descrevi o bico de silicone não como um acessório mas como ajuda no processo de cicatrização pois quanto menos a saliva do bebê tiver contato com a pele da mãe mais rápido acontece a cicatrização. E há muitas mães que mesmo com a ferida querem amamentar… O bico evita do bebê sugar um pouco de sangue que pode haver no seio!!

  5. Lucienne Alencar Says:

    O uso da casca de banana atualmente é questionável. Envio estudos que comprovam esta minha afirmação.
    abraços,
    Lucienne

    1. http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n3/v79n3a02.pdf
    2.http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/trauma.pdf
    3.http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n3/v79n3a07.pdf

    • jackienurse Says:

      Olá Lucienne,
      já ouvi alguns comentários e também já li alguns artigos a respeito. No entanto confio muito na prática e experiência. Não sei se mesmo contrariando as pesquisas você já testou este método. Se você usar uma banana saudável, em condições de ser consumida, lavar a casca,usar uma colher limpa e seca, estar com a mama também limpa, enfim, usar toda a higiene possível, não tem erros. Em pouco tempo a mama se recupera e o bebê já pode ser amamentado novamente sem sofrimento para a mamãe.
      O cuidado é sempre com a higiene e o resultado aparece. Obrigada pelo seu comentário.

  6. marines Says:

    tive fissura nos dois mamilos, e era inverno,com muita dificuldade pois tinha pouco sol, mas não desisti, colocava os seios no sol e o calor fazia o leite sair espontaneamente, sem o bebe sugar, então deixava o leite secar, não dava ao bebe por tres horas, aí já diminuia a lesão, fique por ttres semanas.

    • jackienurse Says:

      Oi Marinês…desculpe a ausência ( estava com o blog inoperante) mas não quero te deixar sem resposta mesmo depois deste tempo!
      Parabéns por sua persistência. Seu bebê ( hoje com mais de 1 ano) vai te agradecer… Para a próxima gestação vamos ver oque causou essas fissuras ok. Observe desde muito cedo como seu bebê suga, geralmente é ai que tudo começa!!
      Felicidades!!

  7. Michelly Says:

    Hoje meu filho copleta 1 mes e agora q comçaram a aparecer fissuras, ja pensei em parar de amamentar mas nao posso fazer isso meu amor por ele é maior q a dor. principalmente pq a dor maior é qndo ele pega e nao durante toda a amamentação. vou usar os metodos acima e dps direi se me ajudou. obrigada pelas dicas!

    • jackienurse Says:

      Oi Michelly, sei que você já deve ter resolvido seu problemas mas fissuras depois de 1 ano amamentando não é muto comum.. Sua mama está num soutien muito apertado? Sem ventilação? Seu bebê “chupeta” ao invés de mamar? Agora , já com 1 ano ele tem mais substâncias na saliva do que antes e isso pode estar contribuindo para as fissuras. Experimente limpar a mama com seu próprio leite ou com um pouco de água filtrada após as mamadas ( que já não devem ser tão frequentes né). Um abraço. Melhoras!

  8. Lidiani Says:

    meu bebe tem 13 dias meu peito rachou desde q ele tinha 3 dias ja tentei de tudo q vc indicou nada adiantou tive q ir ao medico de tanta dor q sinto ele m passou uma pomada comecei a usar hoje amamentar pra mim tem sido horivel pois dois mamilos rachados sangrando naao aguento , sempre quiz amamentar mas nao imaginava passar por isso.

    • jackienurse Says:

      Lidiane,
      Vamos com calma, tenho certeza que você consegue vencer isso!
      com ceteza a “pega” do seu bebê estava errada desde o início o que causa rachaduras muito rpecoces mesmo, pois com tão pouco tempo de peito, já fez este estrago todo. Agora você está usando a pomada receitada pelo seu médico. Use também o bico de silicone. Ele serve para proteger o mamilo da saliva do bebê, que ‘ajuda’em muito a manter as rachaduras. Lave bem o bico de silicone com água e sabão, faça uma expresão ( tire um pouco de leite) e lambuze no bico de silicone, depois o encaixe no mamilo. O bebê vai sugar por ele. A “pega” deve ser adequada também. Terminando, lave novamente e seque.Não o deixe na mana, como com a concha de amamentação ( que você deve usar para oxigenar, ventilar o bico- você já tem a concha? se não, compre,ok).
      Detalhe: dependendo do tamanho do seu mamilo, o bico de silicone precisa ser compatível ok. Observe isso na hora da compra.
      Espero que resolva. É muito importante seu bebê receber o leite materno, e você esperou por isso tanto tempo, não desista, ok. Por ele e por você! Um abraço,

  9. viviane Says:

    estou amamentado a 18 dias e meus seios naum machuraram mas arde muito quando ele pega e as vezes doi o tempo todo q ele mama,quero muito amamentar mas naum ta facil.

    • jackienurse Says:

      Oi Viviane,
      espero que consiga amamentar mesmo com todos os imprevistos. Se preferir, me escreva no e-mail jackelinenurse@gmail.com
      Podemos conversar mais rápido e espero ainda ter tempo pra te dar mais orientações!
      Um abraço,
      Jackeline

  10. tania Says:

    muito bom as dicas amei. vlw!

    • jackienurse Says:

      Oi Tania,
      que bom que as orientações foram úteis pra você. Divulgue com suas amigas, ok.
      Um abraço,
      Jackeline

  11. jessica lobato Says:

    vou tentar pra ver se da certo!

  12. vanessa Says:

    oi Jackeline
    Estou tao triste..pois amamentar tem sido um circo dos horrores….A dor esta me deixando desesperada mais por amor nao posso desistir….Estou usando o bico de silicone mais mesmo assim doi muito….vou tentar corrigir a pegada mais tenho a sensaçao que a boquinha dele é muito pequena e não consegue abrir mais a boquinha!! que tristeza!!! nao quero deixar de amamentar meu pequeno O que posso fazer pra ele melhorar a pegada? por favor me ajude…um abraço vanessa

    • jackienurse Says:

      Oi Vanessa,
      estou pedindo pra você me ligar (mandei e-mail para você com meus contatos – aguardo seu retorno) Mas aproveito a oportunidade para incentivar as mães que passam por esta triste experiência a não desistirem. Seus bebês e vocês merecem essa oportunidade!
      Se o bico está sangrando e a dor com certeza é insuportável,recomendo suspender a mamada por uns 3 dias..retire seu leite e ofereça ao seu bebê normalmente, mas no copinho pra ele não acostumar com a chupeta da mamadeira. Enquanto isso, faça todas as manobras, alternadas ok, que já indiquei para tratar as fissuras. Já passei esta experiência com uma mãezinha num posto de saúde e depois de 3 dias, ela voltou a amamentar. Tempo suficiente para o bico começar o processo de cicatrização , no entanto, mantivemos o uso do bico de silicone ainda por uns dias, até a cicatrização completa do bico. Dá trabalho, é cansativo, doloroso mas recompensador. Conte comigo! Sucesso!!

  13. Katia Cristina Eduardo Says:

    Olá, boa noite!

    Minha irmã está com sua filha com apenas 11 dias e não está conseguindo amamenter devido o ferimento da mama, ela chegou a usar o bico de silicone, mas desistiu. Ela está mamentando em apenas uma mama e tirando o leite da outra por não suportar a dor. Hj a bebê esteve ao médico e ele disse que ela não engordou e disse que dará mais uma semana para que ela ganhe peso , caso contrário irá entrar com o suplemento. Por gentileza, indique uma pomada que alivie a dor para que ela não deixe de amamentar seu bebê. Eu gostaria que vc nos passasse seu tel para tirarmos dúvida, pode ser?! Obrigada.

    • jackienurse Says:

      Oi Kátia,
      que situação triste mas contornável…
      Vocês já tentaram as manobras que menciono nos ‘posts’ anteriores?
      Elas costumam dar resultados positivos em 3 dias!
      Tirar leite ( se ela está fazendo com a bombinha ) vai ferir ainda mais a mama.
      Tente as orientações que já dei e me liga,por favor.
      Um abraço,

  14. marcia domingos de sousa Says:

    boua tarde n estou conseguindo amamentar dez do dia em que ele nasceu ja estou qualze desistindo n consigo tira leite nem com a bombinha nem com a mao o que eu faco

  15. marcia domingos de sousa Says:

    adorei suas dicas

  16. Cintia Says:

    Minha filha esta c 7 dias e nao estou aguentando mais, coloquei banana, lanidrat junto com bepantol estou muito triste pois ha 15 anos sofri p amamentar meu filho e hoje parece que maontemho mais esta garra estou dando mamadeira e peito, mas vejo o quanto a bebe prefere o peito como faco p tirar o leite da minha mama, como conservar p pode dar pela mamadeira?

    • jackienurse Says:

      Oi Cíntia,
      não é normal que apesar de tudo o que tem feito, sua mama ainda esteja ferida.
      Reveja os passos e as orientações. Faça uma das orientações pelo menos por 2 dias. Hidrate-se e tente manter a calam, ok.
      Você pode sim, tirar o leite ( ordenha manual) e conservá-lo no freezer devidamente identificado ( o recipiente de preferência deve ser de vidro, lavado e imerso em água fervente. Secar com pano limpo e exclusivo, e colocar no freezer. Aquecer o leite SEMPRE em banho maria. Usar o leite “mais velho” primeiro,ok. Se preferir me ligue. Mandei meu contato para seu email.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: